O que é OKR? Objetivos e resultados-chave para inspirar sua equipe a alcançar metas

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A metodologia OKR está se tornando popular atualmente e têm sido os pilares para melhorar a excelência operacional para líderes de empresas, como Intel, Google, Linkedin, entre outras. Mas, afinal, o que é OKR

Resumindo, OKR é uma metodologia de gerenciamento que ajuda as empresas a concentrar esforços nas mesmas questões importantes para toda a organização. Para alguns, a metodologia OKR como um sistema de definição de metas, é completamente nova. Mas para outros, é um sistema testado e comprovado que existe há anos.

Os OKRs se originaram na década de 1950 no método de gerenciamento de Peter Drucker, Management by Objectives (MBO). Andy Grove, CEO da Intel, desenvolveu o método OKR baseado em iMBO (Intel’s MBO) na década de 1970 e o apresentou na Intel.

Mais tarde, John Doerr, que trabalhou como vendedor na Intel e, após ingressar na Kleiner Perkins (um dos primeiros grandes investidores do Google), fez uma apresentação sobre OKRs para os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin. Os fundadores adotaram a metodologia OKR e, com ela, o Google cresceu de 40 para mais de 100.000 funcionários e avaliada em mais de 100 bilhões de dólares 

O Google também é a razão pela qual o método OKR se tornou tão popular e se espalhou pelo Vale do Silício. Sendo usado por startups de rápido crescimento, como Spotify e Netflix, bem como grandes corporações como Samsung ou Volkswagen. No Brasil, empresas como, Nubank, OLX, VivaReal, Locaweb, Insider e muitas outras também adotaram a metodologia.

O que é OKR?

Então, o que é OKR? Em termos simples, é a abreviação de Objective and Key Results, um termo em inglês que significa Objetivos e Resultados-Chave. É uma metodologia ágil de definição de metas onde cada indivíduos ou equipes definem metas desafiadoras a serem alcançadas dentro de um determinado período, geralmente um trimestre. Se o objetivo concreto foi alcançado ou não, pode ser medido pelos resultados-chave.

No livro “Avalie o que Importa: Como Google, Bono Vox e a Fundação Gates sacudiram o mundo com os OKRs”, John Doerr explica OKRs pode ser resumido na seguinte frase:

“Eu vou _____, medido por _____.”

Um objetivo (eu vou) é uma meta que você deseja alcançar. Ele expressa o “o quê ” e é agressivo, mas realista e tangível. E o mais importante, os objetivos devem fornecer um valor claro para sua empresa. 

Um resultado-chave (medido por) está relacionado a um objetivo e representa o “ como ”. É um fator de medição quando se trata da meta (objetivo). Idealmente, um objetivo deve ter no máximo 5 resultados-chave e um prazo determinado.

Dessa forma, OKR é uma excelente ferramenta para definir metas tangíveis e avaliar os resultados alcançados. Para entender melhor como funciona essa ferramenta, assista também a palestra do TEDX de John Ducker sobre a metodologia OKR.

Os benefícios da metodologia OKR

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A metodologia OKR não é apenas uma lista de coisas a fazer, ela ajuda a resolver muitos problemas de gerenciamento. Como um todo, os OKRs são objetivos estruturados de forma significativa e resultados-chave com excelência, para que melhore o desempenho dos negócios. Portanto, ao escrever OKRs, é importante saber que as metas definidas serão visíveis em um único lugar e podem ser acessadas por toda a equipe.

Aqui estão alguns dos principais benefícios do uso da estrutura de OKR:

  • Noções de prioridades, saber priorizar o que importa para atingir o objetivo;
  • Foco e concentração de esforços (por isso o máximo de 5 resultados-chaves);
  • Maior produtividade;
  • Transparência e entendimento de como cada setor está contribuindo para os resultados da empresa (é por isso que os OKRs são públicos dentro da empresa);
  • Maior responsabilidade e engajamento dos colaboradores (motivação por autonomia e envolvimento);
  • Feedback constantes, possibilitando melhorias contínuas a cada ciclo;
  • Visão imparcial sobre os resultados alcançados (por isso não é recomendado associar as avaliações de desempenho diretamente ao sistema OKR).

Como definir e implementar metodologia OKR

O método OKR em si é fácil de entender, de modo que vários planejamentos OKRs por ano são facilmente possíveis sem ser muito perturbador. No entanto, configurar os OKRs é um exercício um pouco mais difícil. Embora a implementação final varie de empresa para empresa, podemos definir 4 etapas mais comuns do processo:

Etapa 1: Discussão

Formulação de objetivos e resultados-chave.

  • Qual o objetivo?
  • Qual é a estratégia para alcançá-lo? 
  • Onde está agora? Para onde quer ir? Como pode chegar lá?
  • Que resultados precisamos para atingir os objetivos?

Etapa 2: Execução

  • Uso do OKR definido nas atividades diárias para focar no que importa.
  • Reuniões semanais para alinhamentos e feedbacks.

Etapa 3: Mensuração

Analisar os dados constantemente e usá-los para melhorar o processo. 

Etapa 4: Revisão

Análise de sucessos e fracassos.

  • Por que alguns OKR foram perdidos?
  • O que deve ser alterado no próximo ciclo?
  • Os objetivos ainda são importantes?
  • O que pode fazer diferente?

Exemplos de OKR

Para que você entenda melhor o conceito, veja alguns exemplos de OKR de algumas organizações. 

Um exemplo bastante popular vem da equipe do Google que trabalhou no navegador Chrome.

Objetivo: Construa o melhor navegador da web do mundo.

Resultados – Chave:

  • 20 milhões de usuários ativos semanais até o final de 2008

Exemplo de OKR para equipe de marketing

Objetivo: aprimorar a criação e distribuição de conteúdo

Resultados-chave:

  • Publique 50 novas postagens de blog no terceiro trimestre
  • Faça 5 entrevistas com especialistas da indústria
  • Obtenha 5.000 assinantes em nosso blog

Exemplo de OKR para equipe de vendas

Objetivo: Aumentar as receitas dos principais produtos

Resultados-chave:

  • Alcance 100% das metas de receita mensal
  • Adicione 3 novas fontes de receita
  • Aumente a taxa média de renovação para 80%

Exemplo de OKR para equipe de atendimento ao cliente

Objetivo: Melhorar a satisfação do cliente

Resultados-chave:

  • Garanta 25% de feedback de satisfação do cliente
  • Conduza 10 discussões em grupo com clientes para sugestões
  • Melhore a pontuação de satisfação do cliente em 10%

Agora que você já sabe o que é OKR e que é uma ótima ferramenta para agilizar sua organização, e considerando que a metodologia é relativamente simples com um grande número de benefícios para o seu negócio, dedique um pouco de tempo e esforço para implementar e começar a crescer.

 

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