Soft skills bem desenvolvidas e equilibradas podem ser inestimáveis ​​para o sucesso profissional e pessoal, mas você sabe o que é soft skills e por que são tão importantes? A formação de um perfil profissional verdadeiramente valioso deve considerar dois aspectos fundamentais: as características pessoais/sociais e a preparação técnica. 

Embora o desenvolvimento dos conhecimentos de cada disciplina seja fundamental, há também a necessidade de aprimorar aquelas habilidades que permitem a um indivíduo interagir efetivamente com os outros e que podem significar um grande valor para as empresas.

O que é soft skills?

Soft skills, frequentemente chamadas de habilidades comportamentais ou inteligência emocional, são definidas como a habilidade gerenciar emoções de forma satisfatória para interagir positivamente com os outros. Elas são atributos pessoais que podem afetar relacionamentos, comunicação e interação com outras pessoas.

Principais soft skills

Soft skills são uma combinação de muitas coisas diferentes, incluindo habilidades sociais, traços de caráter e qualidades profissionais. Como resultado, o número de soft skills é enorme, mas alguns dos exemplos mais comuns incluem:

  • Comunicação – interagir com outras pessoas, seja pessoalmente, por telefone ou por escrito em uma ampla gama de situações, usando estratégias adequadas ao contexto e ao propósito. Ser capaz de falar clara e educadamente com as pessoas, além de ser um bom ouvinte.
  • Liderança – guiar e direcionar outras pessoas para um objetivo comum, geralmente em um grupo ou equipe. Um bom líder é capaz de assumir o papel em uma situação difícil e ajudar a resolvê-la, pode gerenciar situações e pessoas.
  • Solução de problemas – habilidade de identificar problemas e rapidamente decidir o que fazer a respeito para solucioná-los.
  • Pensamento crítico – habilidades cognitivas para tomar decisões e passar logicamente de uma ideia para outra.
  • Trabalho em equipe – trabalhar com confiança dentro de um grupo com cada um fazendo sua parte a serviço do todo.
  • Adaptabilidade – habilidade de alterar sua atitude ou comportamento para acomodar modificações no local de trabalho. Pessoas flexíveis são capazes de se adaptar às mais variadas situações e demandas.
  • Resiliência – capacidade de lidar com problemas e situações adversas de forma positiva e proativa. É agir com eficiência apesar das adversidades.
  • Autogerenciamento – Desenvolver a própria maneira de fazer as coisas, motivando-se com pouca ou nenhuma supervisão. Capacidade de atribuir os recursos adequados a cada tarefa, bem como distribuí-los e programá-los de acordo com os objetivos.
  • Habilidades de negociação – comunicar-se com outras pessoas com a intenção de chegar a um entendimento comum ou resolver um ponto de diferença.
  • Honestidade e ética profissional refere-se à lealdade e fidelidade do trabalhador para com a empresa.

Por que soft skills são importantes?

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O grande valor das soft skills para as empresas deriva do fato de terem demonstrado facilitar a interação e criar ambientes de trabalho agradáveis. Soft skills podem incluir traços de personalidade, motivações e atitudes e são de vital importância para a empregabilidade e adaptabilidade.

Por outro lado, a falta de algumas soft skills pode limitar seu potencial ou até mesmo prejudicar o desenvolvimento da sua carreira ou negócio. Ao desenvolver fortes habilidades de liderança, trabalho em equipe e comunicação, por exemplo, você pode executar projetos com mais facilidade, resolver um conflito, entregar resultados que agradam a todos e até mesmo influenciar positivamente sua vida pessoal, melhorando a forma como você interage com os outros.

Qual é a diferença entre soft skills e hard skills?

As soft skills são diferentes das hard skills (também conhecidas como habilidades técnicas), que são diretamente relevantes para o cargo ao qual você está se candidatando. Frequentemente, são mais quantificáveis ​​e mais fáceis de aprender do que as habilidades comportamentais.

Uma hard skill para um analista de atendimento, por exemplo, pode ser a habilidade de operar um software de atendimento. Uma soft skill seria a habilidade do atendente de se comunicar efetivamente com os clientes e colegas de trabalho.

Independentemente do emprego e ambiente de trabalho, você precisa de pelo menos algumas soft skills e hard skills, a diferença é que as habilidades técnicas são mais fáceis de desenvolver, por meio de capacitação e treinamentos, do que as habilidades comportamentais.

Como começar a desenvolver soft skills?

O primeiro passo no desenvolvimento pessoal é reconhecer as áreas em que precisa melhorar. Isso pode ocorrer de diversas maneiras, seja por meio de uma autoavaliação, reflexão ou feedbacks. Depois de adquirir consciência de seus pontos fortes e fracos, crie um plano de ação para melhorias, busque conhecimento através da leitura, treinamentos, palestras e, principalmente, autoconhecimento.  

Agora que você sabe o que é soft skills, lembre-se que embora haja pessoas que tem naturalmente essas habilidades, qualquer pessoa pode adquiri-las e que é possível desenvolvê-las ao longo da vida para produzir valor se estiverem relacionadas com as pessoas ou equipes certas.